sexta-feira, 26 de março de 2010

Reflexão!!!


Encontrei este texto, e achei interessante...vai de encontro com o que vocês do 2ºano estão estudando...as reações químicas...leia e relacionem com o que já comentei com vocês em sala!!!

Tem coisas que não acontecem porque o tempo ainda não é propício. São que nem reações químicas. Para que duas moléculas venham a se unir e formar uma subtância, primeiro elas têm que entrar em Contato. O que é óbvio e dispensa explicações, creio. E aí tem que rolar aquela Afinidade Química... Sabe, a troca de olhares, o friozinho na barriga. A partir daí já fica possível até conversar. Mas as coisas não acabam por aí. Até porque relacionamentos não vivem só de conversinhas ocasionais, pelo contrário, é algo cotidiano e diria obrigatório senão fosse algo tão prazeroso e espontâneo.
Após se conhecerem e terem aquela afinidade uma pela outra, para que as coisas aconteçam de verdade é necessário uma Colisão Efetiva. Não adianta rolar aquela coisa toda se elas não terão contato constante uma com a outra, se não existir algo que as realmente façam "grudar" na outra.
Deixando a química assim mais romântica, dá vontade até de estudá-la melhor, de desvendar seus "mistérios" e quem sabe até descobrir a lógica por trás de tudo. O fato, é que as coisas ainda não acabam na Colisão Efetiva. Na verdade, para que tudo isso aconteça é preciso de tempo. É preciso que o tempo e o espaço ofereçam a essas duas moleculinhas a Energia de Ativação necessária para que elas possam reagir. E energia de ativação é algo que leva tempo. Muito ou pouco. Depende também da Energia Cinética do sistema. Da quantidade de moléculas ali. A eletronegatividade, eletropositividade, capacidade de ionização... As vezes até é possível acrescentar Catalisadores e diminuir o tempo de reação, mas nem sempre é algo viável.
Tem moléculas que são estáveis sozinhas e não reagem quase nunca. Outras tem exigências específicas e outras ficam com qualquer um, sem grandes problemas e as vezes ainda ficam pulando de substância em substância.
Esse papo todo de química era só para dizer que com os humanos (que no fim não deixam de ser um misturado enorme de moléculas) as coisas também são difíceis e muitas vezes algo não acontece porque ainda não é tempo de acontecer. Porque ainda não se encontrou o sistema propício. As vezes se está reagindo com outras moléculas. As vezes você está estável sozinho. As vezes você é muito apegado a seus elétrons. As vezes não tem catalisadores e você é uma molécula mais complexa. As vezes você é até radioativo! E as vezes você até reage, mas depois encontra molécula melhor.
Não adianta forçar muito. Mesmo existindo elementos artificiais, mesmo sendo possível arrancar elétrons à força, moléculas são moléculas e reações só acontecem quando a área está propícia.
Mesmo que a gente chegue a pensar que tem o controle da situação, a verdade é que ninguém tem controle de nada e quem manda é algo maior, algo inexplicável talvez, algo que as vezes tentamos nomear e por não achar nome melhor, alguns chamam de Destino.
É sem forçar... a reação que tiver de ser, será.

5 comentários:

  1. Amei Daniel ! Não conhecia seu lado romântico!

    Mto interessante e profunda a maneira como fez suas colocações relacionando a "química" com nossas vidas ! Simplesmente , adorei !
    Parabéns, cara !

    Gercidélia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto... É mt mais divertido aprender assim, sem aqueles discursos demorados e cansativos, onde o pessoal mais dorme do q aprende... Mandou bem Professor... :D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, prof. Daniel. Belíssimo texto!
    Continue nos agraciando postando pérolas como essa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. muito interessante este texto! com este jeito de explicar fica muito mais facil de aprender
    valew professor abraço !

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o texto assim atraves destes textos fica mais facil entender a QUIMICA!!!


    Felipe!!

    ResponderExcluir